PARA QUE SERVE O VETOR
DIREÇÃO ZETA?
Atualmente, com as constantes mudanças no mercado de trabalho, devido à complexidade e diversificação das funções, as pessoas precisam, cada vez mais, de desenvolver habilidades e aptidões para atenderem aos seus próprios interesses e estarem atualizados frente às demandas existentes. A velocidade com que a informação percorre o mundo, influencia as pessoas a terem atitudes imediatistas. É necessário ter flexibilidade e tranquilidade ao articular o conhecimento e experiências para se adaptar a uma nova realidade.
Criar, inovar e transformar o pensamento em ação é o lema que deverá estar presente na Geração Z. O Direcionamento Vocacional, vem procurando diversas estratégias, para melhor se adaptar a essa nova realidade. O desafio Direção Zeta acaba por ir de encontro a esta problemática.
Este desafio tem como objetivo apresentar aos jovens participantes uma visão sobre o seu percurso ao nível dos seus projetos pessoais/vocacionais. Todos os cidadãos necessitam dar o seu contributo à sociedade do conhecimento, mas para isso a educação do século XXI deve focar-se não apenas apenas nos resultados advindos das disciplinas académicas, mas também nas situações do dia-a-dia desta geração, nas características destes jovens e nos contributos que cada um deles pode trazer.
OBJETIVOS
![]() |
Compreender quais os tipos de interesses
vocacionais de cada participante; |
Ajudar o jovem a compreender como os seus
interesses se podem relacionar com cada
área/curso existentes nos países da comunidade lusófona; |
![]() |
![]() |
Ajudar o jovem a elaborar uma tomada
de decisão informada nos momentos de escolhas
de (disciplinas/cursos/áreas); |
Promover uma reflexão do participante
sobre as suas escolhas vocacionais já tomadas
e do seu ajustamento aos seus interesses. |
![]() |